Como derreter e reutilizar velas antigas. Esse método fácil de derreter e despejar reaproveita até o último pedaço das velas da sua casa.
Se você quiser usar um perfume para criar uma atmosfera relaxante em sua casa, acender uma vela é a solução – isto é, até que as velas queimem toda a quantidade de cera.
+ Velas aromáticas: conheça seus benefícios e deixe sua casa mais relaxante!
+ Aquecedor de vela: conheça o aparelho que dispensa fogo para deixar sua casa aromatizada
+ Saiba como usar vela para impermeabilizar pacotes e cartas que serão enviados por correio
Ninguém quer jogar velas no lixo quando ainda há cera, mas é quase impossível queimar o pavio quando a cera não consegue derreter por igual. Então, ela pode ser reaproveitada? A resposta é sim.
A melhor coisa a fazer é derreter a cera restante e despejá-la em um recipiente menor – et voilà, você tem uma nova vela. Mas, certifique-se de combinar todo o mesmo tipo de cera (cera de abelha, parafina ou soja).
Antes de se aventurar no ‘faça você mesmo’, lembre-se do tipo de cera que você está derretendo da vela. De acordo com Kathy LaVanier, presidente da National Candle Association (NCA), as velas vêm em cera de parafina, cera sintética, cera de soja, cera de coco, cera de palma, cera de abelha, ácido esteárico e variedades de óleo mineral gelificado.
A especialista em velas também observa que a parafina líquida pode ser útil na preparação para a remoção da cera da vela. “Basta colocar um pouco sobre uma toalha de papel e usá-la para limpar o [excesso] de cera”, diz ela. “Além disso, nunca use uma faca ou um objeto pontiagudo para remover respingos de cera de um castiçal de vidro. Isso pode arranhar ou enfraquecer o vidro, quebrando-o após o uso.”
Primeiro, derreta as velas em uma panela pequena colocada sobre uma panela grande com água fervente.
Assim que a cera derreter, remova fuligens velhas com pinças e jogue-as fora. Corte um pedaço de pavio (disponível em lojas de artesanato) cinco centímetros mais alto que a forma que você está usando para dar formato à nova vela.
Dê um nó em uma das pontas e passe por uma aba de pavio; amarre a extremidade livre em torno de um espeto de madeira. Mergulhe o pano e passe na cera derretida para cobri-los. Depois, remova e pressione a guia na parte inferior do suporte.
Coloque o espeto na borda. Despeje a cera derretida na forma, parando alguns centímetros abaixo da borda. Em seguida, deixe repousar até endurecer, cerca de uma hora. Por fim, para nivelar o poço no centro, despeje mais cera no centro.
Se você preferir outra tática para recuperar a cera em vez do método derreter e despejar, você também pode tentar estas práticas recomendadas:
“Os pingos de cera podem ser removidos da maioria dos castiçais com água quente sobre eles”, diz LaVanier. “Alguns especialistas em cuidados domiciliares preferem remover a cera colocando primeiro o castiçal no freezer por uma hora ou mais. Isso permite que a cera encolha e saia facilmente quando o castiçal é removido do freezer.”
Portanto, se você simplesmente deseja encontrar novas maneiras de usar a cera restante das velas, pode reciclar em diferentes projetos caseiros.
“Se a ponta da vela que sobrou for cera de abelha, há todos os tipos de usos para ela. Esfregue-a em um zíper, uma gaveta que está emperrando ou uma canaleta de janela de madeira para garantir que ela deslize suavemente. Use-a para preservar objetos de bronze e cobre ou fio de cera antes de deslizar passar as miçangas nele ao fazer um colar ou pulseira “, diz LaVanier.
Fonte: Martha Stewart
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ Faça você mesmo: guirlanda de Natal linda e fácil com dois objetos
+ Descubra o que a sua árvore de Natal diz sobre sua personalidade